Foto: Vinicius Becker (Diário)
A Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) confirmou, nesta segunda-feira (1°), que a solenidade de posse da nova gestão da instituição ocorrerá no dia 6 de janeiro, no Centro de Convenções, no campus sede, em Camobi. Na ocasião, Martha Adaime, 62 anos, será a primeira mulher a assumir como reitora da UFSM. Ela foi escolhida, ao lado do vice, Tiago Marchesan, após conquistar a maioria dos votos em pesquisa de opinião realizada com alunos, professores e servidores. O adversário era o ex-reitor da UFSM Felipe Müller .
Martha começou a caminhada acadêmica no Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE). Ocupou cargos de chefia no Departamento de Química, foi vice e diretora no CCNE, além de pró-reitora de Graduação. Em 2022, foi a primeira mulher eleita para o cargo de vice-reitora, ao lado do atual gestor da instituição, Luciano Schuch.
Desafios
Durante entrevista concedida ainda no mês de junho ao Diário, logo após o resultado da pesquisa de opinião realizada nos quatro campi da UFSM, Martha e Tiago já apontavam os principais desafios da futura gestão. Entre as principais demandas está a infraestrutura, o que inclui prédios, laboratórios, iluminação e manutenção dos espaços. Nesse quesito, o principal obstáculo é a redução de verbas no orçamento.
À época, a futura reitora também destacou que as saúde mental também será uma bandeira da gestão, especialmente no que se refere ao fortalecimento do apoio pedagógico nas unidades de ensino e também na prevenção.
Cerimônia
Os detalhes sobre a cerimônia de posse da nova gestão da UFSM ainda estão sendo definidos e serão detalhados nos próximos dias pela universidade.